-
Arquitetos: D`AP Arquitetos
- Área: 236 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Daniel Sousa
-
Fabricantes: ARTEBEL, BRUMA, Balay, Blum, CIN, Cata, Compac, Cortizo, Dahua, Efapel, Franke, Gyptec, Insuatherm, Ivar, JNF, Leuk, Margres, Porcelanosa Grupo, Riello, Roca, +4
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no núcleo antigo da vila de Fão, a moradia integra-se numa malha urbana característica da zona, pontuada pelos seus estreitos arruamentos e definida pelos planos marginais das edificações – que se pareiam lado a lado e que já acusam o desgaste do tempo. É neste contexto que o plano de rua assume especial relevância no desenvolvimento do projeto, uma vez que se trata da única frente livre de um lote flanqueado pelo edificado existente.
A necessidade de equilibrar a privacidade dos espaços interiores com a sua ligação para o exterior resultou em dois planos de fachada. Um plano recuado que distingue e resguarda a entrada e zona baixa da casa, encimado pelo plano de fachada principal – composto por um pano de vidro a toda a sua extensão e resguardado por um plano de perfis metálicos que funciona como filtro visual.
Distribuiu-se o programa residencial pelos três pisos do edificado: os serviços no piso inferior, a área social no piso intermédio e os espaços privados no piso superior.
Os materiais e texturas utilizados no exterior do edifício revelam o contraste assumido com as opções tomadas no interior. O uso do ‘aço corten’ no revestimento da entrada ou do betão aparente nas paredes exteriores da habitação invocam uma neutralidade que harmoniza com a heterogeneidade do conjunto edificado em que esta habitação se insere.
Por outro, os tons claros das paredes, dos lacados e da madeira, utilizados no interior da habitação exponenciam a qualidade da iluminação natural que nos é permitida pelos grandes vãos envidraçados da fachada principal, assim como pelo saguão incluído na parte posterior do edifício.